O município de Contagem caminha a passos largos para um futuro mais moderno na gestão. Estruturado em três eixos: governo digital e cidade inteligente; serviços sociais; e gestão e infraestrutura digital, a cidade vai receber recursos da ordem de R$ 49,5 milhões, aprovados pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na linha BNDES PMAT. Os recursos cobrem 90% do projeto total, que está orçado em R$ 55 milhões.
No eixo gestão e infraestrutura digital, a Prefeitura de Contagem vai implantar uma série de ações, como uma rede de sensores urbanos para monitorar a qualidade do ar, tráfego e nível de ruído. Ainda neste eixo, a cidade vai disponibilizar um portal de serviços digitais e aplicativo de relacionamento com o cidadão para dispositivos móveis como smartphones. As inovações vão trazer mais transparência e agilidade, reduzindo a burocracia para o atendimento ao cidadão em suas demandas com a Prefeitura.
No eixo que abrange os serviços sociais, serão implantados o sistema para gestão e controle de zoonoses, caso da microchipagem de animais. A medida vai ajudar a evitar a proliferação de doenças, garantindo maior efetividade no combate ao abandono e aos maus tratos dos animais. Na cultura será criado o Museu Virtual no Centro de Memória do Trabalhador Industrial de Contagem, um local com atividades museológicas, artísticas, culturais e ambientais, que guardará um acervo sobre a história da cidade, ligada à indústria.
No terceiro - e último eixo -, gestão e infraestrutura municipal, será construída uma rede ótica municipal, integrando as redes locais das secretarias e órgãos da administração pública. A inovação vai reduzir custos e aumentar a eficiência, evitando riscos à segurança e à descontinuidade dos serviços municipais. Neste eixo também está a modernização do geoprocessamento, o que vai impactar positivamente a arrecadação, o planejamento urbano e a efetividades das políticas setoriais.